
Nossa História
Educação pautada na seriedade e no compromisso de oferecer um ensino de qualidade.
Nossa Escola nasceu, em 1985, a partir do desejo de quatro irmãos que almejavam ter uma sociedade que fosse útil à comunidade.
Situado na rua Tiradentes, nº 44, no bairro do Ingá, o Pingo de Gente funciona, até os dias de hoje, escrevendo uma educação pautada na seriedade e no compromisso de oferecer um ensino de qualidade.
Iniciou sua história em regime de creche, com Horário Integral e Parcial, nas turmas de Berçário, Maternal, Jardim I, II, III e Hotelzinho. Dois anos após seu surgimento, houve a implantação da turma de Alfabetização.
Preocupados em oferecer a melhor qualidade de ensino aos alunos, o Pingo de Gente sempre desenvolveu um trabalho com empenho, seriedade e profissionalismo, com profissionais habilitados e qualificados para exercer as diferentes funções.
Desde a organização da turma de Alfabetização, foi desejo dos pais, principalmente dos alunos desta turma, que houvesse também a implantação do Ensino Fundamental, para que seus filhos pudessem ter a continuidade na educação que já haviam recebido na Educação Infantil. Desta forma, os ideais estenderam-se para a implantação do Centro Educacional Irmãs Carvalho – CEIC, que atendia aos alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.
Para viabilizar esta iniciativa não bastou uma decisão da Direção da Escola, contamos com a colaboração de muitas pessoas de dentro e de fora da Escola para realizarmos nossa obra de expansão, trazendo informações, experiências, visões e parcerias. Porém, todos tinham algo em comum: o entusiasmo e a determinação de acreditar que era possível criar um espaço que tivesse o mesmo aconchego que é tradicional na história do Pingo de Gente.
Nessa busca, temos aprendido que esses objetivos só são alcançados quando vamos além daquilo que é esperado de uma Escola, quando fazemos mais do que apenas cumprir com o nosso dever e propomos uma educação de qualidade.
Atendemos hoje alunos do Berçário ao 5º Ano, com carga horária flexível, em regime parcial e integral. E a Creche Escola Pingo de Gente, que atendia aos alunos do Berçário ao 3º Período e o CEIC, que atendia os alunos do 1º Ano ao 5º Ano virou uma Escola única e integrada, passamos a nos chamar Espaço de Educação Pingo de Gente.
Nossas turmas são pequenas, de no máximo 14 alunos, pois acreditamos que assim o aprendizado é assimilado com maior qualidade e o professor pode respeitar e entender a singularidade de cada aluno.
O trabalho realizado em nosso Estabelecimento de Ensino objetiva o desenvolvimento sistematizado da criança, buscando como ponto de partida a sua realidade e tendo como base o construtivismo. Este conhecimento é construído em conjunto entre alunos e professores.
Pensamos ser importante para o desenvolvimento integral da criança, trabalharmos atingindo seus diferentes aspectos: cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor, procurando estabelecer uma relação de integração do conteúdo, a fim de atender as necessidades das crianças, respeitando suas diferenças, aptidões e respeitando sempre a singularidade dos alunos.
Temos como objetivo metodológico envolver os pais no processo educativo Espaço de Educação Pingo de Gente, pois entendemos que Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) se dá através do eixo: FAMÍLIA +; CRIANÇA +; ESCOLA. E acreditamos que dessa forma desenvolveremos nas crianças suas capacidades e potencialidades para viverem com harmonia no mundo que as cerca.
.png)
Missão
Formação de cidadãos críticos e conscientes.
Garantir educação inovadora e de extrema qualidade, propiciando vivências e comprometendo o aluno na aquisição do conhecimento, buscando assim contribuir para formação de cidadãos críticos e conscientes e desenvolver no aluno sua capacidade e potencialidade para viver em harmonia com o mundo que o cerca.

Visão
Aprendizagem contínua.
-
Aprendizagem contínua;
-
Clima de Acolhimento;
-
Conquista de autonomia;
-
Cooperação;
-
Parceria Escola Família;
-
Promover o desenvolvimento integral;
-
Respeito mútuo à individualidade e coletividade, garantindo a convivência
-
democrática na Escola;
-
Sinceridade e transparência nas relações.